Imóveis à Venda da Caixa

Cartaz Imóveis Adjudicados da Caixa

São imóveis usados (casas, apartamentos e terrenos aptos para uso) de propriedade da Caixa, disponíveis para compra nas modalidades de leilão, licitação aberta, licitação fechada e venda on-line, com preços atrativos e condições especiais.

IMÓVEIS À VENDA DA CAIXA
O Que é

São imóveis usados (casas, apartamentos e terrenos aptos para uso) de propriedade da Caixa, disponíveis para compra nas modalidades de leilão, licitação aberta, licitação fechada e venda on-line, com preços atrativos e condições especiais.

IMÓVEIS À VENDA DA CAIXA

Investidores

Você que é investidor e deseja adquirir um imóvel de propriedade da Caixa, também conta com as mesmas vantagens de compra, financiamento e comodidade. Além disso, as contas e impostos em atraso até a data da venda são pagas pela Caixa, deixando você livre de qualquer dívida do imóvel.

IMÓVEIS À VENDA DA CAIXA

Como Funciona

Assim que o imóvel é devolvido à Caixa, como previsto na lei de garantia de alienação fiduciária, podem ser realizados até dois leilões. O 1º ocorre 30 dias após a sua devolução. Caso ele não receba lance no 1º leilão, 15 dias depois é realizado o 2º. Se não for vendido nos 1º e 2º leilões, o imóvel será oferecido em licitação aberta, licitação fechada ou venda on-line.

IMÓVEIS À VENDA DA CAIXA

Como Comprar

Os imóveis de propriedade da Caixa podem ser adquiridos de quatro formas: leilão, licitação fechada, licitação aberta ou venda on-line. Você pode participar de qualquer uma das modalidades. Na licitação aberta, a participação pode ser presencial ou on-line. Vence o lance mais vantajoso para a Caixa, de valor necessariamente igual ou superior ao preço mínimo estabelecido no edital. Os eventos ocorrem em auditórios localizados em diversas localidades do Brasil ou em ambiente on-line, no site dos leiloeiros oficiais contratados pela Caixa. Na licitação fechada, basta você apresentar uma proposta de compra por escrito depois da publicação do edital. Os envelopes apresentados são abertos e classificados. O autor da melhor proposta, respeitando o preço mínimo de venda, é considerado o vencedor. Na venda on-line, você apresenta uma oferta a partir do preço mínimo de venda registrado na página do imóvel de seu interesse. É considerada vencedora a maior proposta financeira no momento em que o cronômetro chega ao zero. A venda pode ser intermediada por um corretor credenciado. Basta selecionar essa opção no momento de preencher a proposta. Neste caso, a comissão do profissional é paga exclusivamente pela Caixa. Escolha a opção de compra que caiba no seu bolso e que mais agrade você. Caso queira visitar o imóvel, vá em “Minha lista de imóveis” e siga os passos indicados. Alguns deles podem estar ocupados. Se isso ocorrer, é só aguardar o contato da equipe da Caixa.

IMÓVEIS À VENDA DA CAIXA


Vantagens – Conheça as vantagens em adquirir Imóveis da Caixa

Conheça as vantagens em adquirir imóveis da Caixa. Financiamento: A Caixa possibilita que você financie até 95% do valor de venda do imóvel * – com taxa diferenciada e a alternativa de usar o FGTS – em todas as modalidades de compra: leilão, licitação fechada, licitação aberta e venda on-line. Consulte as condições de cada propriedade nos editais ou, no caso de venda on-line, na página do imóvel. *Limitado a 80% do valor de avaliação do imóvel. *Condição válida para SBPE e PRÓCOTISTA. Contas em dia: As contas de condomínio e IPTU em atraso até a data da venda são de responsabilidade da CAIXA. Assim, quem compra fica livre de qualquer dívida, desde que não seja o responsável pelos débitos existentes e que a aquisição não ocorra em 1º ou 2º leilão. Imóveis escriturados: As propriedades ofertadas possuem escrituração no Cartório de Registro de Imóveis em nome da Caixa. Carência: No financiamento de imóveis Caixa é permitida a concessão de 6 meses de carência. Nesse período não é cobrada a parcela de amortização, apenas os encargos. Comodidade: Na compra por licitação fechada, você só precisa fazer uma proposta de valor e um depósito-caução para adquirir o imóvel em qualquer agência da Caixa (ou no local informado no edital). Na venda on-line, as propostas são apresentadas exclusivamente em ambiente virtual e você ainda pode ser assessorado, sem custo adicional, por um corretor credenciado da Caixa nas etapas de apresentação de proposta, obtenção de financiamento, transferência de propriedade ou desocupação. Na licitação aberta ou no leilão, basta dar seu lance comparecendo ao local definido no edital ou no site do leiloeiro.

IMÓVEIS À VENDA DA CAIXA
Algumas dicas de como evitar problemas na aquisição de imóveis retomados devido à inadimplência

A Caixa Econômica Federal divulga em seu site a venda de imóveis adjudicados ou retomados por conta da inadimplência de financiados. Adquirir uma dessas unidades pode ser um bom negócio, contudo, exige cautela. A adjudicação (retomada) se dá após a segunda oferta do imóvel à praça, sem que seja concretizada a aquisição por terceiros. Quando tal ocorre, o imóvel passa à “propriedade” do agente financeiro. Usualmente, o processo inicia através de execução extrajudicial (que não é acionada através da Justiça, e pressupõe acordo entre as partes). O problema é que, uma vez adjudicado o imóvel para o agente financeiro, este “não se dá ao trabalho de mover Imissão na Posse contra o mutuário, que continua a ocupar o imóvel”. Ao negociar um imóvel adjudicado ocupado, automaticamente o agente financeiro transfere ao novo dono o encargo de retirar dali o novo ocupante, tarefa que, se não demandar tempo, no mínimo trará transtornos financeiros. O conselho é de que o pretenso comprador de um imóvel adjudicado tenha plena ciência de que o mesmo está, realmente, desocupado (manter uma caixa de papelão no meio de uma sala, por exemplo, pode caracterizar ocupação). Se, de todo, o fato já ocorreu, e não surtiu efeito tratar diretamente com o ocupante, o caminho é recorrer à Justiça. “O processo tem sucesso garantido”. A recomendação para evitar surpresas na compra de imóvel ocupado, sendo ele adjudicado ou não, é a figura da imobiliária e/ou corretor de imóveis que é de grande importância e que vai além de toda a questão técnica e legal. O corretor é um profissional pronto para compreender as suas necessidades. Cada vez mais qualificado, ele vai usar seus conhecimentos para orientá-lo, fornecer com clareza informações precisas e alertá-lo sobre qualquer possível risco, tornando a negociação mais segura. Entende de todos os aspectos da gestão imobiliária: conhece as variadas formas de financiamento habitacional, está atualizado com as mudanças na legislação, têm amplo domínio do mercado e de sua evolução.

Informe-se

Para participar de um leilão ou de uma licitação aberta ou fechada você deve ler o edital, que contém todas as regras e condições, como local, data de realização e formas de pagamento. Para vendas on-line, encontre a propriedade de seu interesse e faça sua proposta a partir do preço mínimo indicado na página do imóvel.

Faça a Proposta

Na licitação aberta ou no leilão, compareça ao local onde serão realizados e faça a sua oferta verbalmente. Ou, se preferir, acesse o site do leiloeiro, respeitando o valor mínimo de venda. Na licitação fechada, é necessário formalizar a sua proposta por escrito em um formulário na agência da Caixa, fazer um depósito-caução de 5% do valor do imóvel que você deseja comprar e entregar tudo em um envelope lacrado no local indicado no edital. Na venda on-line, faça sua proposta na página do imóvel de seu interesse.

Aguarde

Nos leilões e licitações abertas ou fechadas, a melhor oferta ganha. Então, vá preparado. Pelo sistema on-line, o imóvel é vendido a quem apresenta a maior proposta financeira no momento em que o cronômetro chega ao zero. Caso o cronômetro chegue ao zero sem apresentação de proposta, o imóvel é vendido à primeira proposta apresentada, obedecendo ao valor mínimo no edital.

Condições

Pode participar qualquer pessoa – física ou jurídica – com exceção de empregados vinculados à Superintendência de Infraestrutura e Patrimônio e à Superintendência Nacional de Rede Negocial e Executiva Habitação, além de dirigentes da Caixa e seus cônjuges e/ou companheiros.

Documentação

​​Para o dia da licitação aberta: CPF, RG e comprovante de endereço.

Comments are closed.